Quem somos


O Centro Acadêmico Paulo Freire (CAPF) é a entidade política de representação das/os estudantes da Faculdade de Educação da UERJ, representando-as/os em espaços como, conselho departamental, conselho de centros acadêmicos, entre outros fóruns da Universidade. Algumas atribuições de um Centro Acadêmico são: mobilização e organização de reivindicações e ações políticas das/os estudantes, organização de palestras e recepção aos calouras/os.

Resultado as Eleições, julho de 2011.
As eleições para escolha das/dos diretores do Centro Acadêmico acontecem uma vez ao ano. A atual gestão, Mudar é Possível, foi eleita em julho de 2010 e reeleita pela maioria das/os estudantes no mesmo mês de 2011. A gestão é composta por um grupo de estudantes que tem como ponto de unidade a crença que o Centro Acadêmico não deve ser compreendido como um fim em si mesmo, mas sim como um meio de organização e mobilização do movimento estudantil.

Uma de nossas referências é o patrono de nosso Centro Acadêmico. Paulo Freire tem reconhecida contribuição para os campos educacional e político, o mesmo compreende que essas duas áreas não podem ser entendidas de forma isolada. Para ele, educar é um ato político, dessa forma a educação crítica assume um importante papel no processo de transformação da realidade social.

É com essa perspectiva que a gestão Mudar é Possível assume o Centro Acadêmico Paulo Freire. Acreditamos que a realidade não é uma coisa dada. Como Freire nos lembra, ela não é, mas está sendo, logo a mesma é passível de transformação. Nesse sentido, entendemos que o CAPF tem um papel fundamental não apenas nas resoluções de problemas pontuais de cada estudante, mas também na melhoria da Faculdade de Educação e da UERJ.

Por fim, como a UERJ não é uma ilha isolada da sociedade, buscamos, cotidianamente, romper com os “muros da universidade”, criando laços e articulações com importantes movimentos que comungam conosco, o desejo de mudança dessa realidade que se configura de forma tão injusta e perversa.